PERIÓDICOS


Acta Comportamentalia
 
"Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análise do Comportamento" é um periódico quadrimestral (publicado em abril, agosto e dezembro de cada ano) da Universidad Veracruzana (México). O periódico teve início em 1993. No site há um link para "Arquivos" [Archivos] em que você poderá entrar em cada um dos números do periódico para baixar os arquivos dos artigos em PDF. A maioria dos artigos são em espanhol ou português, mas a revista publica também artigos em italiano e francês. O site está em espanhol e, às vezes, é um pouco lento para carregar.

Analysis of Verbal Behavior

O periódico "The Analysis of Verbal Behavior" (ISSN 0889-9401) é publicado anualmente pela Association for Behavior Analysis International. O periódico, nascido em 1982, publica principalmente trabalhos experimentais ou teóricos relevantes para uma análise comportamental do comportamento verbal. Os artigos cobrem os tópicos: operantes verbais elementares, autoclíticos, eventos privados, comportamento governado por regras, epistemologia, comportamento verbal científico, aquisição da linguagem, avaliação e formação da linguagem, comportamento verbal dos não-humanos, metodologia de pesquisa sobre o comportamento verbal, e história da análise do comportamento verbal.

Behavior Analyst

O periódico é uma publicação oficial da ABA Internacional e começou a ser publicado em 1978. Sua publicação é semestral e contém artigos sobre tópicos teóricos, experimentais e aplicados na Análise do Comportamento, além de revisões da literatura, re-interpretações de dados publicados e artigos sobre o behaviorismo como uma filosofia. É uma das publicações mais importantes para os Analistas do Comportamento. No site daPubMed Central você encontrará o periódico online desde o Volume 1 de 1978 (em 30/09/2009).

Behavior Analyst OnLine (BAO)

O BAO publica vários periódicos online de interesse para a comunidade de analistas do comportamento. Entre eles estão o "The Behavior Analyst Today" publicado trimestralmente, o "The Journal of Early and Intensive Behavior Intervention" publicado semestralmente e o "The International Journal of Behavioral Consultation and Therapy" publicado trimestralmente. Nesta página você encontrará os links para acessar os três periódicos que possuem arquivos no formato PDF dos artigos para download. O site e os artigos estão em inglês.

Classics in the History of Psychology

Embora não se trate de um periódico, este link foi colocado aqui por apresentar diversos textos no formato HTML. O site foi desenvolvido por Christopher D. Green da York University, Toronto, Canadá. Você encontrará textos clássicos da Psicologia como um todo. É possível encontrar textos de Berkeley; Boring; Paul Broca; Cattell; Darwin; Dewey; Eysenck; Fechner; Freud; Galton; Guthrie; Hull; William James; Jung; Köhler; Koffka; Lashley; Maslow; Carl Rogers; Skinner; Thorndike; Titchener; Tolman; Watson; Woodworth; Wundt; entre outros. Os textos também estão divididos por tópicos, tais como Behaviorism, Cognition, Evolutionary Theory, Experimental Psychology; Functionalism & Pragmatism; Gestalt Theory; History of Psychology; Neuropsychology; Perception, Wundt & Structuralism. O site e os textos estão em inglês no formato HTML. Útil para estudantes, professores e pesquisadores.

Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin (EAHB)

O EAHB é um periódico online mantido pelo Experimental Analysis of Human Behavior Special Interest Group, um grupo organizado sob os auspícios da ABA, dedicado a promover e dar suporte à pesquisa básica analítico-comportamental com participantes humanos. Há artigos e resumos de artigos para leitura online ou para download no formato PDF. O site e os artigos estão em inglês.

Interação em Psicologia (Curitiba)

O periódico está vinculado ao curso de Psicologia da UFPR. Ele utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS 2.1.0.1) - SER -, sistema de código aberto para administração e publicação de revistas desenvolvido, com suporte, e distribuído gratuitamente pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. "Interação em Psicologia" é uma publicação semestral de trabalhos originais relacionados à Psicologia e áreas afins que se enquadrem nas seguintes categorias: relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de experiência profissional, resenhas, notícias, carta ao editor, notas técnicas e comunicações breves sobre pesquisa. No site você encontrará artigos em PDF da revista desde seu Volume 1 (1997). O link para o site estava com problemas para abrir no Internet Explorer 8 (em 05/08/2009). Utilizando o Firefox ou o Chrome o acesso foi sem problemas.

Journal of Applied Behavior Analysis (JABA)

Fundado em 1968, o JABA é um periódico que publica pesquisas sobre aplicações da Análise Experimental do Comportamento. O periódico é publicado trimestralmente pelaSociety for the Experimental Analysis of Behavior do Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana. O site está em inglês. No link http://.../jabaprevious.htmlencontram-se muitos artigos do periódico (desde 1996) em formato PDF para download.Mas no link do PubMed Central você encontrará a coleção completa (desde 1968) do periódico! (em 24/02/2006).

Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry

Trata-se de um periódico sobre "Psicopatologia Experimental". O periódico foca principalmente sobre os testes experimentais de abordagens psicológicas para desordens comportamentais. Os artigos publicados geralmente se referem a diferenças entre grupos de pacientes específicos e outros grupos; mecanismos que causam e perpetuam desordens; e diagnóstico e procedimentos terapêuticos. Os participantes das pesquisas podem ser pacientes, pessoas "saudáveis" ou organismos não-humanos, dependendo da questão de pesquisa que pretende ser respondida. O site está em inglês. No lado direito da página há um link para a Sicence Direct. Nesse link é possível acessar alguns artigos do periódico.

Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB)

Fundado em 1958, o JEAB é um dos mais importantes periódicos de Análise Experimental do Comportamento. O periódico destina-se, principalmente, a publicação de experimentos originais relevantes para a compreensão do comportamento de organismos individuais. Artigos de revisão e teóricos também são publicados, mas em menor número. O periódico é publicado bimestralmente pela Society for the Experimental Analysis of Behavior do Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana. O site está em inglês. No linkhttp://.../jeabprevious.html encontram-se muitos artigos do periódico (desde 1996) em formato PDF para download. Mas no link do PubMed Central você encontrará a coleção completa do periódico! (em 25/03/2006).

Perspectivas em Análise do Comportamento

PERSPECTIVAS é uma Revista Eletrônica semestral publicada pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Tem como objetivo principal a publicação de artigos inéditos destinados à discussão de temas referentes ao behaviorismo radical e à análise do comportamento em suas mais diversas áreas de aplicação. Deste ponto de vista, PERSPECTIVAS contempla análises sobre o desenvolvimento filosófico, conceitual, tecnológico, metodológico e de aplicação de sua área. Serão aceitos artigos que procuram apresentar uma análise crítica sobre um tema de expertise do(s) autor(es). Dentro desse corpo de interesses, relatos de pesquisa histórica, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões críticas de literatura, comunicações breves, cartas ao editor, notas técnicas e resenhas serão aceitos para publicação. Notícias também poderão ser publicadas a critério do Corpo Editorial. Dados de pesquisa básica não constituem o foco principal de PERSPECTIVAS, embora possam ser apresentados para incrementação dos pontos de vista apresentados (do site em 06/04/2010).

Psicologia IESB

Trata-se de um periódico totalmente online, de publicação semestral, vinculado à Coordenação do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). O primeiro número foi lançado em janeiro de 2009. Você pode baixar um número inteiro da revista em um único arquivo PDF ou baixar os artigos individualmente, navegando pelo site. Não é um periódico de Análise do Comportamento exclusivamente, mas de artigos científicos de Psicologia de um modo geral. Entretanto, você poderá encontrar muitos artigos de interesse em Análise do Comportamento, inclusive algumas traduções autorizadas.

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Trata-se de um periódico técnico-científico trimestral editado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Classificado como periódico A2 pela Comissão CAPES/ANPEPP, é considerada uma das melhores publicações da área. Seu objetivo é publicar trabalhos originais relacionados à psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias: relato de pesquisa, estudo teórico, relato de experiência profissional, revisão crítica de literatura, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica, resenha. Notícias também podem ser publicadas, a critério do Editor (do site da Scielo em 13/01/2010). Osite está em português e inglês.

Psicologia: Reflexão e Crítica

Publicada desde 1986 pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma publicação quadrimestral também considerada uma das melhores publicações da área. O periódico publica trabalhos originais na área de psicologia: relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, comunicações breves sobre pesquisas, relatos de experiência profissional, notas técnicas, resenhas e notícias. O site está em português. Há acesso ao título e autores dos artigos publicados. Não há acesso a artigos online ou para download. Outras informações sobre a revista estão no endereço do curso de Psicologia da UFRGS:http://www.psicologia.ufrgs.br/. No site da Scielo há acesso para artigos online ou em formato PDF do periódico.

Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC)
   
Trata-se de um publicação vinculada a vários programas de pós-graduação e centros de pesquisa em análise do comportamento (listados no site). "A Revista Brasileira de Análise do Comportamento é uma publicação semestral que visa divulgar a análise do comportamento no Brasil e no exterior, publicando textos originais em português e inglês na forma de artigo teórico, análise conceitual, relato de pesquisa e comunicação breve de pesquisa. A revista publica também artigos que contribuam para a preservação da história da Análise do Comportamento e do Behaviorismo e a tradução para o português de artigos clássicos" (do site em 30/07/2009). Você encontrará artigos online.

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC)

Esta é uma Publicação da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) que "tem como objetivo publicar contribuições de artigos de abordagem comportamental e cognitiva, supondo-se um objetivo comum: o método experimental como meneira de produzir conhecimento, conceitos formados a partir de observações sistemáticas e análises comportamentais, originadas da aceitação de que o objeto de estudo dessas abordagens em psicologia é complexo mas ordenado e não casual" (do site em 24/02/2006). Todos os volumes estão online. No site da Scielotambém há acesso para artigos online ou em formato PDF do periódico.

Temas em Psicologia

Trata-se de uma revista, na área de Psicologia, cujo principal objetivo é a divulgação de relatos de pesquisa, relatos de experiência, etc., originais. O periódico é uma publicação da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). "Por decisão da Comissão Editorial, aprovada pelo Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia, a partir da publicação de seu 11º volume, com data de 2003, a revista Temas em Psicologia da SBP passará a ter periodicidade semestral, publicando dois números por ano" (do site em 24/02/2006). O periódico existe desde 1993 e, a partir do Volume 11 de 2003, o periódico está disponível no formato eletrônico.