segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SILÊNCIO E MEDITAÇÃO

Essa fotografia é antiga e parece bem famosa, mas hoje foi a primeira vez que a vi e simplesmente fiquei em choque, total silêncio.

O monge Thich Quang Duc ateou fogo no próprio corpo como forma de protesto contra a perseguição religiosa empreendida pelo governo do Vietnã do Sul, em 1963.
“Ele, simplesmente sentou e se queimou, sem gritar, chorar, sem se debater, nada…
Morreu, quieto, parado, tranquilo, por uma das formas mais dolorosas de morrer.”




COPIADO DE http://quelouca.wordpress.com/category/geral/

domingo, 30 de outubro de 2011

“Túnel do tempo” UFGD - 2010


Vídeo institucional da UFGD
Em destaque a 1ª turma de psicologia em aula com a professora Fátima caropreso.







segunda-feira, 24 de outubro de 2011

IMAGENS CURIOSAS!!

Psicologia Experimental - Curso de Férias



Psicologia Experimental - Curso de Férias
Análise do Comportamento
Categoria: EXTENSÃO
Unidade: Monte Alegre / SP
Promoção: PUC-SP – Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento 
Situação:MATRÍCULAS ABERTAS
Informações: (11) 3124 9600
Início em: 9 de janeiro de 2012
Duração: 80 horas
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

.: APRESENTAÇÃO :.
A Análise do Comportamento é um sistema psicológico de extrema importância na compreensão dos processos básicos da conduta humana e de seus problemas, seja na esfera individual ou social. A proposta deste curso é contribuir para a formação em Análise do Comportamento.
O conteúdo do curso abrangerá os seguintes temas:
1. Behaviorismo radical, definição de comportamento e a noção de causalidade
2. Processos comportamentais básicos
3. Controle e comportamento operante
4. O operante e a complexidade do comportamento
5. Dimensões da análise do comportamento
.: DIRIGIDO A :.
Graduandos e graduados de quaisquer áreas.
.: ESTRUTURA E CARGA HORÁRIA :.
80 horas
.: INVESTIMENTO ( mensalidade ) :.


Valor total do cursoR$ 90,00

 * As parcelas são mensais e estão sujeitas aos reajustes legais. Consulte nosso Atendimento, (11) 3124.9600, para informações sobre condições especiais no pagamento parcelado para associações, alunos, professores, funcionários, ex-alunos da PUC-SP e Grupos (empresas, escolas ou outras instituições).

INFORMAÇÕES


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CONVITE!! Neste domingo, show "O TEATRO MÁGICO" em Dourados, dia 23 de outubro, às 19h, no Parque dos Ipês. O show tem entrada franca e é uma realização da COAE/UFGD.












































DOURADOS- MS

Novo vídeo mostra momento da captura de Kadafi !!

Ditador estava vivo e aparentemente lúcido em imagens feitas por telefone celular de um dos rebeldes

Túnel em Sirte, na Líbia, que serviu de esconderijo para Muammar Kadafi
O túnel no qual Muammar Kadafi estava escondido, segundo os rebeldes


São Paulo - Novas imagens divulgadas na noite desta quinta-feira no site YouTube, provavelmente feitas pelo telefone celular de um dos combatentes do Conselho Nacional de Transição líbio, o CNT, mostra o exato momento da captura de  Muamar Kadafi (no vídeo o ditador ainda limpa o rosto ensanguentado).



VÍDEO DA CAPTURA


O DESFECHO E OS CELULARES!!
MAIS FOTOS!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

RATOS COMO OPERADORES DA BOLSA DE VALORES..!! (???)





Nosso programa é um serviço profissional para a indústria financeira, nossos ratos estão sendo treinados para se tornarem negociantes superiores nos mercados financeiros. Utilizando metodologia própria, de acordo com técnicas bem estabelecidas de treinamento animal, nossos sujeitos aprendem a reconhecer padrões financeiros e dados futuros, bem como gerar sinais de negociação. 
RATTRADERS - Os ratos podem ser treinados exclusivamente para qualquer segmento do mercado financeiro. Eles superam os negociadores  humanos e representam uma solução muito mais econômica para sua mesa de negociação. 



















The following text and pictures illustrate the methodology involved in training laboratory standard rats in trading in the foreign exchange and commodity futures markets. 
 
STEP 1 DEVELOPING TICKER TRACKS
The first step is the transformation of price data into sound, so called ticker tracks. We use tick data from various futures and foreign exchange markets in order to generate sound in accordance to the real time price data. The relevant literature indicates that rats especially respond to piano sounds, so we are using these as a base for the ticker tracks. The Sonification Software is provided by the  School of Psychology at  the Gerorgia Institute of Technology

PUC-SP Abre inscrições para curso de verão em Análise do Comportamento

























Estão abertas as inscrições para o Curso de Verão em Análise do Comportamento da PUC-SP. As inscrições podem ser feitas até 11 de dezembro e a seleção será feita por meio da análise da documentação apresentada pelo candidato.
O curso será realizado em duas semanas, entre os dias 18 e 30 de janeiro de 2010, de segunda a sexta-feira em período integral e aos sábados no período da manhã. Terá sete módulos e duração de 80 horas. Dirige-se a alunos de graduação e pessoas já graduadas em qualquer área, que tenham interesse no estudo do comportamento.

O objetivo dos organizadores do curso é contribuir para formação em análise do comportamento. O conteúdo do curso abrangerá a descrição de processos básicos envolvidos no comportamento, possíveis problemas comportamentais produzidos por meios desses processos e a discussão de possíveis soluções para esses problemas. Os alunos terão aulas sobre temas como os seguintes, entre outros:

  • Comportamento como objeto de estudo
  • Comportamento complexo
  • Comportamento social
  • Dimensões da Análise do Comportamento (envolvendo áreas de pesquisa básica, pesquisa aplicada, pesquisa histórico-conceitual e de intervenção).
O corpo docente do curso é formado por doutorandos e mestrandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP, sob a supervisão dos professores desse Programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3124-9600, no sitewww.cogeae.pucsp.br (na aba Psicologia e Saúde) ou pelo e-mail ancpto@pucsp.br.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sobre a noção de força da resposta no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner (1º parte)









Paulo R. S. Ferreira1 & Júlio C. C. de Rose

Universidade Federal de São Carlos)


A investigação da probabilidade (ou tendência) dos organismos agirem de determinada forma em determinadas situações, é uma das maiores preocupações de B. F. Skinner ao delinear o seu programa de análise e interpretação do comportamento (Skinner, 1953a). Estão incluídos nesse programa tanto os seus trabalhos relacionados com a busca de regularidades em situações rigidamente controladas (e.g., Skinner, 1932a, 1932b, 1932c,1933a, 1933b, 1933c, 1933d, 1933e, 1938/1991; Ferster & Skinner, 1957/1997), como aqueles envolvidos com a interpretação do comportamento ocorrendo em situações complexas do dia-a-dia (Skinner, 1953b/1965, 1955, 1956, 1957, 1961, 1966a, 1966b, 1968). Sendo assim, é sugestivamente produtivo deter-se na sua concepção a respeito dos tipos de processos responsáveis pela probabilidade (ou “força”, como veremos mais adiante) das ações dos organismos. Inicialmente, vejamos o que diz Skinner a respeito da impor tância da noção de força (ou probabilidade) ao tratar do comportamento verbal ou do comportamento em geral:

The strength of a reflex at any given time is a function of all the operations that affect it. The principal task of a science of behavior is to isolate their separate effects and to establish their functional relationships with the strength. (Skinner,
1938/1991, p. 25)


The task of an experimental analysis is to discover all the variables of which probability of response is a function. It is not an easy assignment, but is at least an explicit one. (...) (1966a, p. 214])

(...) Our basic datum is not the occurrence of a given response as such, but the probability that will occur at a given time. Every verbal operant may be concei- ved of as having under specified circumstances an assignable probability of emis- sion – conveniently called its “strength” (...) (Skinner, 1957, p. 22)

Sobre a noção de força da resposta no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner ( 2º parte)




ESTÍMULO REFORÇADOR

O primeiro tipo de variável independente de que trataremos é o citado estímulo refo- rçador. Segundo Skinner, o estímulo reforçador, e os parâmetros que o caracterizam, al- teram a relação entre as classes de estímulos e de respostas operantes. A alteração efetua- da pelo estímulo reforçador é sempre positiva, levando a um aumento na probabilidade da relação entre as classes envolvidas mas também a possibilidade de uma alteração negativa correspondente, que ocorre devido às ocorrências em que o estímulo reforçador

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Notas sobre o fenômeno depressão a partir de uma perspectiva analítico-comportamental


 


Simone Neno Cavalcante

A depressão passa a existir a partir de uma interação social dada e, desse modo, pode ser compreendida como um fenômeno cuja dimensão maior ou primária é um processo de interação social. Assim, é multidefinida e sempre resultado de uma nomeação regulada pela comunidade.

O Haiti que ninguém quer enxergar! (fotos)


domingo, 9 de outubro de 2011

NOSSO PROFESSOR DE NOVO! VICENTE CASSEPP EM MAIS UMA ENTREVISTA!




CLICK AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA!

O DIA EM QUE O PSICANALISTA FOI ENGANADO . MELHOR, “FOI PARA O ESPAÇO”


















Trecho do livro: O mundo assombrado pelos demônios. A ciência vista como uma vela na escuridão. CARL SAGAN 


Alguma coisa sobre casos de seqüestro por alienígenas instigava a minha memória há anos. Por fim, lembrei. Era um livro de 1954 que eu tinha lido na universidade, The fifty-minute hour. O autor, um Psicanalista chamado Robert Lindner, fora convocado pelo Laboratório Nacional de Los Alamos para tratar um jovem e brilhante físico nuclear, cuja pesquisa secreta para o governo estava começando a sofrer interferências de seu sistema delusório(ilusório). Como se veio a saber, o físico (a quem foi dado o pseudônimo de Kirk Allen) levava uma outra vida além de construir armas nucleares; segundo suas confidências, no futuro distante ele pilotava (ou ia pilotar, os tempos verbais ficam um pouco confusos) espaçonaves inter-estelares. Ele gostava de aventuras estimulantes e jactanciosas em planetas de outras estrelas. Era o senhor de muitos mundos. Talvez o chamassem de capitão Kirk. Ele não conseguia apenas se lembrar dessa outra vida; podia também entrar nela

De certa maneira, eu não conseguia entender que, simplesmente por desejar que assim fosse, eu tivesse atravessado as imensidões do espaço, vencido as barreiras do tempo e me incorporado . literalmente me transformado . nesse eu distante e futuro... Não me peça explicações. Não sei, embora Deus saiba que tentei.


Lindner achou-o inteligente, sensível, agradável, cortês e perfeitamente capaz de lidar com os problemas do cotidiano humano. Mas, ao refletir sobre as emoções de sua vida entre as estrelas. Allen começou a se sentir um pouco entediado com a sua existência na Terra, mesmo que ela envolvesse a construção de armas de destruição em massa. Quando admoestado pelos seus supervisores no laboratório por andar distraído e imerso em devaneios, ele pediu desculpas; tentaria, assegurou-lhes, passar mais tempo neste planeta. Foi quando eles entraram em contato com Lindner. Allen escreveu 12 mil páginas sobre as suas experiências no futuro e dezenas de tratados técnicos sobre a geografia, a política, a arquitetura, a astronomia, a geologia, as formas de vida, a genealogia e a ecologia dos planetas de outras estrelas.


 Os títulos das seguintes monografias nos dão uma idéia do material: O original desenvolvimento do cérebro dos crisópodes de Srom Norba X., .O culto e os sacrifícios ao fogo em Srom Sodrat II., .A história do Instituto Científico Intergalático e  a aplicação da teoria do campo unificado e a mecânica do impulso estelar para a viagem espacial. (Este último é o que eu gostaria de examinar; afinal, Allen gozava da reputação de ter sido um físico de primeira categoria.) Fascinado, Lindner leu os textos com atenção. Allen não hesitou em apresentar seus textos a Lindner ou em discuti-los de forma detalhada. Imperturbável e intelectualmente formidável, ele parecia não estar aceitando nem um centímetro do auxílio psiquiátrico de Lindner. Quando tudo o mais falhou, o psiquiatra tentou algo diferente:

Tentei [...] evitar que ele tivesse de algum modo a impressão de que eu estava competindo com ele para lhe provar que era psicótico, de que se tratava de uma luta decisiva sobre a questão de sua sanidade mental. Em vez disso, como era óbvio que tanto o seu temperamento como a sua educação eram científicos, decidi tirar partido da única qualidade que ele tinha demonstrado durante toda a sua vida [...] a qualidade que o impelia para a carreira científica: a sua curiosidade [...]. Isso significava [...] que, pelo menos por enquanto, eu .aceitava. a validade de suas experiências [...]. Num repentino lampejo de inspiração, ocorreu-me que, para afastar Kirk de sua loucura, era necessário que eu entrasse na sua fantasia a fim de poder, nessa posição, liberá-lo da psicose.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VÍTIMAS DO SYNTHOL?....(FOTOS + VÍDEO BIZARRO)


Synthol é um dos mais conhecidos e usados ​​. A Oil Enhancement Site (SEO) é uma substância líquida, geralmente uma mistura de óleos, usado por alguns fisiculturistas para aumentar o tamanho aparente de alguns músculos. Os efeitos da SEOs são puramente e exclusivamente estéticos e não há aumento no tamanho ou desenvolvimento muscular.
Synthol is one of the best known and most used SEO’s. A Site Enhancement Oil (SEO) is a liquid substance, usually a mixture of oils, used by some bodybuilders to increase the apparent size of some muscles. The effects of SEOs are purely and solely cosmetic and there is no increase in muscular performance.

synthol victims01

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONVITE ASSUSTADOR - NEUROSESSÃO



Boa noite cinéfilos,
Gostaríamos de convidá-los ao nosso Neurosessão esta quarta-feira, 20h
Com a apresentação do clássico: O Gabinete do Dr. Caligari, 1920.
Qualquer dúvida: 8119-8419 ou marcelofpcs@gmail.com
Abraços.


DESAMPARO APRENDIDO: UM MODELO ANIMAL DE DEPRESSÃO?



Maria Helena Leite Hunziker - Universidade de São Paulo

A idéia de se investigarem modelos animais de psicopatologias tem sido justificada pela enorme contribuição que tais modelos trariam para a compreensão dessas disfunções humanas. Em princípio, supõe-se que o controle e a manipulação de variáveis ambientais e orgânicas, só possíveis num estudo experimental com animais, podem auxiliar na identificação das causas dessas patologias, no teste de diferentes procedimentos terapêuticos e profiláticos (Keehn, 1979; Willner, 1991). Portanto, esses modelos teriam uma contribuição tanto a nível teórico como prático.
Apesar dessa enorme contribuição potencial, a simples idéia de se buscar em animais algum conhecimento sobre psicopatologias é rejeitada por boa parte dos profissionais da Psicologia e ciências afins. É necessário, portanto, destacar que a crença na contribuição desses modelos animais está baseada em um pressuposto filosófico que não tem aceitação generalizada: o de que os comportamentos humano e animal fazem pane de um mesmo contínuo e, portanto, são sujeitos a processos básicos semelhantes.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Convite


Convite da vinda do Senador da República, Delcídio do Amaral, na UFGD nesta sexta-feira, dia 07 de outubro.
Todos estão convidados (as) para as atividades.
ACS/UFGD.


domingo, 2 de outubro de 2011

20 EXPERIMENTOS!!


Os 20 experimentos mais bizarros da história


FONTE:http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2149/os-20-experimentos-mais-bizarros-da-histria
Alex Boese, prévia de Elephants on Acid

tradução autorizada, cortesia do “blog dukaramba

splash129 ciencia
Para pesquisar meu novo livro, Elephants on Acid (algo como “Elefantes com LSD”), eu vasculhei arquivos científicos buscando pelos mais bizarros experimentos de todos os tempos — o tipo que é estupenda e completamente estranho… o tipo que o faz pensar “como alguém pode conceber fazer uma coisa assim?”.Listados abaixo estão vinte destes experimentos. Você encontrará todos eles (e em torno de 80 outros) discutidos em maior detalhe em meu livro em inglês, publicado no mês de novembro de 2007 pela editora Harcourt. A Kirkus Reviews o chama de “um dos melhor livros para leitura no banheiro sobre ciência/história de todos os tempos”.

Há muito mais no livro do que é apresentado aqui. Você pode comprá-lo agora na Amazon.