sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOTICIAS (AUMENTO DE ÔNIBUS EM DOURADOS !!)
























MESMO COM O PROTESTO AUMENTARAM O VALOR DA PASSAGEM !!
MAS VALEU O ESFORÇO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E DE NOSSA COLEGA DE SALA - Bruna Dávalo.

As Categorias Formais de Comportamento Verbal em Skinner




















Maria Amélia Matos
Universidade de São Paulo, São Paulo


Nesta parte de nosso curso pretendemos abordaessencialmente o modelo de análise funcional do comportamento proposto por B. F. Skinner em sua obra Verbal Behavior (1957). Esta obra, profundamente criticada e a mesmo rejeitada pelcomunidade de analistas comportamentais quando de sua publicação, é, não obstante, paradigmática. Ela representa simultaneamente uma síntese do modelo de seleção pelaconseências e sua mais abrangente tentativa de extrapolação para o estudo do comportamento humano. E representa ainda o mais profundo choque entre a posiçãestruturalista (compreender o falado - seu significado  a partir de uma sintaxe pexistente) e a funcionalista (compreender o processo de aquisição da fala, o significado é dado pela análise dacondiçõeem que a fala ocorre, a sintaxe é adquirida no processo de aquisição da fala).

COMPORTAMENTO NÃO VERBAL!!


EXEMPLO DE COMPORTAMENTO NÃO VERBAL MUITO FACIL DE ENTENDER!!
“MAGIBON”, ESSA JOVEM AMERICANA COM ROSTINHO DE ANIME JAPONÊS, JÁ TEM MAIS DE 5 MILHÕES DE ACESSOS NO YOUTUBE COM SEU CURTÍSSIMO VÍDEO DE 0,37 SEGUNDOS. NO VÍDEO NENHUMA PALAVRA É DITA MAS, O SENTIDO DOS COMPORTAMENTOS NÃO VERBAIS ESTÃO  CLARAMENTE EXPLÍCITOS.



ENTÃO, DEPOIS DE ASSISTIR COMO VOCÊ DISCRIMINARIA OS COMPORTAMENTOS NÃO VERBAIS  DE MAGIBOM QUE EXPLIQUEM TANTOS ACESSOS NO YOUTUBE?


ANIME - SENSUALIDADE COM UMA DOSE DE INGENUIDADE (FACIAL)





quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A TARDE DOS “ÓVNIS” EM DOURADOS-MS (SEGREDO-UFO-REVELADO!)

foto ilustrativa


















Estranhou essa noticia em nosso Blog ?
Mas pense.... diante de um documento oficial da Aeronáutica Brasileira (confidencial) a noticia , é relevante, pois ocorreu ao lado de nossa Universidade UFGD, não é estória pois existe o denunciante (avistante) e esse provavelmente ainda mora no mesmo local até hoje.
Passo no local do avistamento todos os dias (Km-14, Aeroporto) o documento chamou-me a atenção pelo fato ter ocorrido a mais de uma década e somente agora ter sido divulgado, isso tudo graças a um esforço de entidades de estudiosos da “ufologia” que conseguiram a liberação de milhares de documentos e fotos de vários casos de avistamentos e contatos com os ditos “ÓVNIS” - NOSSO BLOG NÃO questionará a veracidade dos fenômenos de avistamentos de óvnis, pois não trata-se de nossos estudos em Psicologia.
Os documentos são oficiais e fica a seu critério acreditar ou não.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ILUSÃO DE ÓTICA !!

Não é um daqueles vídeos de "pegadinha", trata-se de uma experiência muito interessante!!



Post: Hilton Caio

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HUMANISMO E BEHAVIORISMO



B. F. SKINNER



Parece haver duas maneiras para conhecer, ou saber a respeito de outra pessoa. Uma é associada ao existencialismo, fenomenologia e estruturalismo. Propõe-se a saber o que uma pessoa é, ou como é, ou como está sendo, ou como virá a ser. Neste sentido, tentamos conhecer uma outra pessoa da mesma forma que nos conhecemos. Compartilhamos seus sentimentos através do acolhimento ou empatia. Através da intuição descobrimos suas atitudes, intenções e outros estados da mente. Comunicamo-nos com ela no sentido etimológico de tornar as idéias e sentimentos comuns a nós dois. E, fazemos isso de forma mais eficaz se tivermos estabelecido boas relações interpessoais. Esta é uma forma de conhecer passiva e contemplativa: se desejamos prever o que uma pessoa faz ou está prestes a fazer, assumimos que ela - como nós irá se comportar de acordo com o que ela é; seu comportamento - como o nosso - será uma expressão de seus sentimentos, estados da mente, intenções, atitudes e assim por diante.

ÁLBUM DE FAMÍLIA, FOTOS DA (YAKUSA)


http://twistedsifter.com/2011/09/picture-of-the-day-yakuza-family-portrait/

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Entrevista à VEJA: Steven Hayes (+ vídeo - ACT)


Não fuja da dor!!

Para um dos psicólogos mais polêmicosdos Estados Unidos, é preciso aceitar a 
tristeza porque felicidade não é normal


O Psicólogo americano Steven Hayes, de 57 anos, está causando alvoroço entre seus colegas de profissão. Em seu novo livro, Saia de Sua Mente e Entre em Sua Vida, publicado no fim do ano passado nos Estados Unidos, ele rompe com um método em voga na psicologia há trinta anos: a terapia cognitiva, que instrui pacientes a se livrar de seus pensamentos e sentimentos negativos. Hayes diz que, ao contrário, é preciso aceitar a dor e o sofrimento como parte da vida. Suas teorias causam especial impacto no tratamento de distúrbios como a depressão e os transtornos de ansiedade. Autor de 27 livros e centenas de artigos científicos, nos últimos dez anos Hayes recebeu mais de 5 milhões de dólares do governo americano para avançar em seus estudos. Ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas Comportamentais, ele está há onze anos sem ter um ataque de síndrome do pânico, que o aflige desde os 29 anos. Hayes concedeu a seguinte entrevista a VEJA de sua casa no estado de Nevada, onde mora com a mulher, a psicóloga gaúcha Jacqueline Pistorello, e três de seus quatro filhos.

Postagem dedicada ao Prof: Felipe Maciel dos Santos Souza - UFGD


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MINHA HISTÓRIA COM A "ACT"


Florival Scheroki

Meu primeiro contato com a ACT foi num curso de terapia comportamental e cognitiva na USP, em 2004, quando tivemos uma tarde com a Profa. C. que tinha a dura tarefa de nos dar uma aula sobre ACT.
Não fugindo muito a uma porção de outras coisas que acabei abraçando na vida, este primeiro abraço foi fraco. Mas, alguma coisa me chamou a atenção, que não era, pensava eu, a ACT. Só mais tarde é que vim a saber que, embora não tivesse entendido quase nada da aula, duas concepções centrais na ACT já me acompanhavam há algum tempo.

sábado, 17 de setembro de 2011

O Livro Negro da Psicanálise (RESENHA)

"O Livro Negro da Psicanálise: Viver e Pensar Melhor Sem Freud"
Ricardo Cabral
Resenhar O livro Negro da Psicanálise não é tarefa fácil, menos ainda nesta versão recém-lançada no Brasil. Razões? Várias, a começar pelo tema, uma crítica feroz à psicanálise e ao seu “pai”, Sigmund Freud, na forma de uma coletânea de artigos organizada por Catherine Meyer. Tampouco ajuda ser publicado neste que é um dos três países onde a psicanálise se mantém mais viva, atuante e influente — França e Argentina são os outros dois. Outro senão está na origem da publicação, a França, em função do conturbado contexto político na área da saúde mental à época do lançamento do livro, do qual fazia parte (e ainda faz) o embate entre psicanalistas — especialmente os de orientação lacaniana — e adeptos das TCC (Terapias Cognitivo-Comportamentais).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MORADORES DE RUA EM FOTOS IMPRESSIONANTES!!


O FOTOGRAFO LEE JEFFRIES FOTOGRAFOU VÁRIOS MORADORES DE "RUA":
O ROSTO, PELE E SEMBLANTE DESSA GENTE TRAZ AS MARCAS DO TEMPO E  DO ABANDONO!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O COGNITIVO SEGUNDO SKINNER #1




















CAPÍTULO 4

B.F. Skinner começou a trabalhar em psicologia depois de graduar-se em Letras e ter tentado, por um ano, seguir a carreira literária. Nesta épocaentrou em contato com o behaviorismde Watson, através de artigos de B. Russell, publicados na revista literária Dial que, por sua vez, o levaram a seu livro Philosophy no qual Watson também é analisado. Passou,  então, a ler WatsonPavlov e Loeb, e finalmentdecidifaze pós-graduaçãePsicologia em Harvardno ano de 1928, já decidido a ser um behavioristSkinner diz que resistiu ao mentalismo reinante em Havargraças a dois colegas behavioristas – F. Keller e C. Trueblood. 

O COGNITIVO SEGUNDO SKINNER #2


O COGNITIVO SEGUNDO SKINNER #3


O COGNITIVO SEGUNDO SKINNER #4


O COGNITIVO SEGUNDO SKINNER #5


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O BEHAVIORISMO EM DISCUSSÃO[1]


Márcia Terra
Doutoranda em Lingüística Aplicada/ IEL/UNICAMP

APRESENTAÇÃO
O propósito deste trabalho é tecer algumas considerações sobre o behaviorismo. Para tanto, desenvolvemos o assunto, procurando, em um primeiro momento, reconstituir as condições de emergência do behaviorismo que se verifica em um quadro de crise da Psicologia em busca de sua definição enquanto ciência. Em um segundo momento, buscamos apresentar a linha de evolução do behaviorismo, focalizando as suas principais abordagens quer sejam: (i) behaviorismo Metodológico  (Watson); (ii) behaviorismo radical (Skinner); e (iii) behaviorismo Social (Staats).

Alucinações e Arte ! – Pablo Amaringo


Artista citado na aula de Psicopatologia – UFGD (efeito de alucinógenos)

Pablo Amaringo, nascido no Peru 1943- 2009, curandeiro, artista, pintor e professor. Aos 10 anos de idade foi apresentado a um líquido cor de tijolo, de sabor acre e desagradável, uma bebida feita com cipós e folhas da Amazônia denominado ayahuasca. Acabou se tornando xamã, e dentro dos transes causados pela bebida, não apenas canções lhe ocorriam em meio aos trabalhos como xamã, mas, alucinações e visões do mundo e universo que ele nem poderia imaginar - todo um mundo novo - O visual psicodélico sugerido pela AYAHUASCA influenciaria para sempre o seu modo de pintar. Abriu-se então um leque infinito de possibilidades a partir de suas experiências subjetivas, e esse procurou traduzir isso em telas e pinturas.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IMAGENS DA GESTALT

IMAGEM USADA EM UMA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA INFANTIL.




Por que sou behaviorista radical?





Teresa Maria deAzevedo Pires Sério

PUC/SP

Não sabia que seria tão difícil responder privadamente (para mim mesma) e depois publicamente a pergunta: por que sou behaviorista radical

domingo, 4 de setembro de 2011

BEHAVIORISTA FAZ PEDIDO ANIMAL!!




 



 


Nesta manhã,(sabado) às 7h30min meus dois cachorros fugiram de casa, são da raça Fox Paulista moro no BNH 4°plano Dourados MS. Gostaria de encontra-los pois são de estimação. O nome deles são: Pluto e Floquinho.
Dani - UFGD
Segue anexo a foto deles.
Contato: skinnercafeeufgd@hotmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

SEXO 100% SEGURO!! PARA HOMENS MEIO (IN)SEGUROS!!






















Mulheres cuidado, elas te substituirão.

O medo do casamento e das DSTs fez aumentar um comportamento tido como bizarro. Substituindo mulheres de verdade surgem as bonecas sexuais fabricadas pela empresa americana Abyss Creations que são consideradas as mais perfeitas bonecas de silicone da atualidade. As “RealDoll”, como são conhecidas, são voltadas para o público adulto masculino mas também podem ser usadas como manequins.
O esqueleto é feito em PVC, as juntas em aço e a “carne” é de silicone. Ricas em detalhes (incluindo a genitália), elas são vendidas como as “melhores amantes de silicone do mundo”.

UMA LINDA MULHER (OU QUASE!!)

Entrevista com Dr. Júlio César De Rose


[10ª JAC UFSCar]


Extraido do site:http://www.comportese.com/2011/06/entrevista-exclusiva-com-dr-julio-cesar.html

Entre os entrevistados durante a 10ª JAC São Carlos está o grande Psicólogo e Analista do Comportamento Dr. Júlio César De Rose, doutor em Psicologia Experimental pela USP - São Paulo (1981) e Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. 

De Rose realizou seu pós doutorado em Neurologia Comportamental pelo Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation (EUA, 1984-1986), desenvolvendo pesquisas sobre relações simbólicas. Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (1996-2000).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GRUPO DE ESTUDOS DO ÉRICO IBIAPINA - UFGD
























Bom dia pessoal,

Este é um convite para uma viagem rumo à natureza da psicologia enquanto ciência e ao estudo histórico e filosófico sobre as principais vertentes teóricas e sistemas que fundamentam a psicologia.

Esta iniciativa acadêmica constitui-se como um grupo de estudos e pesquisa na área de história e filosofia da psicologia e objetiva principalmente em propiciar discussões livres e informais que incite o espírito crítico e que promova a expansão da criatividade dos participantes, portanto objetiva-se trabalhar de uma forma prazerosa, onde cada participante sinta-se a vontade para expor suas idéias e críticas. Com este intuito as discussões e serão livres e abertas para acadêmicos, professores e demais integrantes da Universidade.  

Este grupo de pesquisa será cadastrado no CNPQ e coordenado pelo Prof. Paulo Ferreira, docente de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Conto com a presença de todos para aventurar-se nesta constante e instigante viagem que é a história da psicologia!!!

Trabalharemos com base nesta literatura em princípio:

         Teorias e sistemas em psicologia - Marx, H. Melvin, William, A.Hillix (1973)

Local: Kebab’s café, Rua João Rosa Góes, entre a Avenida Marcelino Pires e a Rua Weimar Torres;
Data: 13/09/2011 (Primeira reunião)
Horário: 20:00 Hrs

Caso haja qualquer dúvida, por favor, fiquem a vontade para me retornar!

Contato: 
Érico Ibiapina
Acadêmico 3º de Psicologia (UFGD)

Paulo Ferreira                                                           
Docente da FCH (UFGD)

Érico Ibiapina; Acadêmico do 3º ano de Psicologia-UFGD


_________________________________________________________________
UMA LISTA DE MOTIVOS PRA IR NO KEBAB´S CAFÉ




1: Se você não beber aquela cerveja, outra pessoa o fará. E você não quer ser responsável por embriagar outro ser humano.
2: A indústria cervejeira emprega 1,7 milhões de pessoas e elas dependem do lucro da venda de cerveja para continuarem vivendo.



3: Esta pode ser a única noite em que sua alma gêmea irá entrar naquele bar.


4: Sem o seu brilhantismo e charme, a vida dos garçons seria muito entediante.
5: O garçom depende da gorjeta para alimentar os filhos. Faça sua parte, ajude uma criança a comer bem.
6: O bar comprou cadeiras novas e você está empenhado em amaciá-las para os outros fregueses.
7: Pode apostar que em algum lugar do mundo, hoje é dia de comemorar alguma coisa.




8: Este universo é infinito e vastíssimo. Você é tão insignificante e pequeno que não vale a pena estar sóbrio.


9: Se você não beber, amanhã você acordará animado, cheio de energia e todo elétrico procurando o que fazer. Cara, você não é um esquilo, então porque se comportar como um?.




10: Seus amigos não podem se divertir se você não for.
11: Seus amigos podem se divertir mais se você não for – e isso é injusto.
12: Você tem consciência social e quer ajudar o tiozinho que cata latinhas vazias a poder melhorar de vida oferecendo a cota diária dele em apenas duas horas.



13: Alguém pode aparecer no bar te procurando. É melhor você estar lá!
14: Você está sob muito stress ultimamente e se não beber acabará cometendo algum ato impensável que somente sóbrios fariam.
ESTUDAR
15: Se você beber, um de seus amigos terá que ficar sóbrio para dirigir e assim você evita que ele se entregue ao péssimo hábito da bebida.
16: Você precisa ver se aquela garçonete nova é capaz de servir tão rápido quanto a antiga.




17: Não tem nada interessante passando na tv (a não ser que sexo seja uma opção).
18: Se você não for ao bar, acabará fazendo alguma tarefa em casa e não terá o que fazer amanhã de noite.





19: Você está sozinho em casa e ninguém irá aparecer ali com a cerveja.
20: Em uma experiência estatística você precisa descobrir quais é a probabilidade de acordar novamente nu naquele quarto de hotel do outro lado da cidade.


21: Você teve um sonho no qual uma garrafa de cerveja te mostrava o sentido da vida. Vá verificar se é verdade.


22: Quando você for escrever sua biografia, você terá coisas interessantes para contar (se você lembrar delas).

23: Al-Qaeda proíbe o consumo de bebida. E desde quando você vai ficar levando ordens da Al-Qaeda?




24: Use o existencialismo: A vida é uma tempestade de m#rd@ e a bebida é o único guarda-chuva que não é furado.

25: Você não tem nada melhor pra fazer hoje (a não ser que tomar tereré seja uma opção).



26: Você pode conhecer alguma pessoa no bar que te convide para tomar tereré.



27: Você precisa usar mais o seu plano de saúde. Afinal, você está pagando não é?.


28: Sempre quis saber como é a sensação de tomar glicose na veia de madrugada no hospital da vida.

29: Quando seus colegas perguntarem na Quarta-feira, o que você fez na terça, você precisa ter algo para contar que comece com a frase “Caaara, nem te conto, foi sinistro!”(Renisson)


30: Lembra daquele seu sonho de infância de encontrar uma herdeira de uma cervejaria milionária e passar o resto da vida passeando pelo mundo e curtindo a vida? Você acha que isso vai acontecer sentado dentro de casa assistindo novela na sala?



FOTOS : HILTON CAIO VIEIRA