sexta-feira, 29 de julho de 2011

"THE YES MEN" O DOCUMENTARIO DA HBO QUE VALE A PENA ASSISTIR!!


Poucas vezes assisti um documentário tão bom quanto esse - a historia é a seguinte, dois caras de pau vão armar uma farsa e derrubar as ações de uma empresa americana que acabou com a vida de uma população em uma região na Índia.
Você acha isso difícil....?
Melhor assistir – se você acha que tudo que passa em um jornal da TV (BBC) é verdade, vai se surpreender com essa serie.
Mas, relaxa, os caras enganaram todo mundo nos EUA e fizeram isso com muito bom humor os vídeos são muito divertidos, parece até piada mas foi verdade, confira!!


COMPORTAMENTO MUNDO A FORA 3

Conheça esse site que é um PET SHOP diferente, pois, não vende animais de verdade.
Mas, disponibiliza uma infinidade de animaizinhos que não fazem sujeira e são quase tão legais como os de carne e osso.



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Terapia comportamental do transtorno obsessivo-compulsivo


Regina  Christina  Wielenska

Instituto  de  Psicologia  da  Universidade  de  São  Paulo.  São  Paulo,  SP,  Brasil


Introdução

A terapêutica comportamental do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) oferece, ao portador e a seus familiares, uma proposta eficaz, experimentalmente embasada, de atendimento individual ou em grupo. Entretanto, a replicação dos resultados referidos pela literatura depende de condições que serão discutidas ao longo do presente artigo.

sábado, 23 de julho de 2011

CONTROLE AVERSIVO E ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR


: repercussões emocionais e na aprendizagem

João dos Santos Carmo

 Universidade da Amazônia, Belém-Pará-Brasil


O ensino da matemática escolar ainda se apresenta como um grande desafio na medida em que se constata que muitos estudantes não conseguem ir além da execução mecânica de exercícios. Tais estudantes podem, freqüentemente, realizar operações complexas, construir algoritmos, encontrar a solução adequada para equações, porém não conseguem desenvolver um entendimento do que fazem, o que torna o contato com a matemática algo meramente formal no sentido de que devem cumprir um conteúdo programático. Pensar matematicamente ou utilizar a matemática como uma ferramenta para o entendimento de diversas relações que ocorrem no cotidiano é algo inconcebível ou inalcançável em função de, pelo menos, dois fatores: o modelo de ensino a que foram submetidos; a presença de professores inadequadamente formados que possuem, eles mesmos, grandes dificuldades em pensar matematicamente. O presente estudo partiu destas constatações e tem por objetivo traçar algumas reflexões em torno do modelo de ensino tradicional da matemática, sua operacionalização através do controle aversivo e as repercussões de curto, médio e longo prazo na vida dos indivíduos a ele submetidos. Ao discorrer sobre esses aspectos, necessariamente será tangenciada a questão da formação de professores de matemática.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

COMPORTAMENTO MUNDO A FORA 2


Nyotaimori
A controversa pratica oriental de comer Sushi sobre um corpo nu.

Prezado(a)
A palestra sobre "Violência Sexual", com o palestrante Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior não foi realizada na data prevista no folder em anexo. Esclarecemos que foi transferida para o dia11 de agosto de 2011 (quinta-feira), no mesmo horário e local, às 19 horas, no Auditório da Escola Mace, à Rua João Rosa Góes, 1760.
 
Dessa forma, é com imenso prazer que o CAPsi-UFGD (Centro Acadêmico de Psicologia da Univerdidade Federal da Grande Dourados) reitera o convite para o "I Ciclo de Palestras de Psicologia". E informa que as inscrições poderão ser feitas no dia e no local do evento, e haverá certificado de 4 horas por cada palestra.
 
Agradecemos a compreensão e contamos com sua presença.
Atenciosamente,
 
Fernando Junqueira Pereira
Coordenador de Comunicação do CAPsi-UFGD

Dia 12 de agosto de 2011, às 08:30 h, acontecerá na FCH a palestra "O ESTRUTURALISMO EM FREUD E LEVI-STRAUSS" com o Dr. Angel Espina Barrio da Universidade de Salamanca (Espanha).

DOURADOS-MS


terça-feira, 19 de julho de 2011

COMPORTAMENTO MUNDO A FORA !!


14 brinquedos japoneses bizarros


Ninguém faz brinquedos estranhos como o Japão faz.........
A partir de personagens de ação, presidenciais, tigres e um estranho treinamento de uso do toalete, descobrimos os brinquedos japoneses mais estranhos e bizarros de todos os tempos.

sábado, 16 de julho de 2011

SKINNER: O HOMEM COMO MÁQUINA REVISÃO DE UMA TEORIA COMPORTAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS PASTORAL



Ms. Adolfo S. Suárez

Professor de psicologia e didática do ensino religioso do curso de Teologia do Unasp Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho Adolfo.

  
1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é apresentar algumas considerações gerais a respeito de Skinner, um teórico do comportamento que muito se destaca principalmente pela sua idéia sobre o condicionamento operante, também conhecida como teoria do estímulo-resposta, rótulo que ele próprio repudiava.

No entender de Hall, Lindzey e Campbell,

Skinner foi um comportamentalista ardente, convencido da importância do método objetivo, do rigor experimental, da capacidade de experimentação cuidadosa e da ciência indutiva para resolver os problemas comportamentais mais complexos. Ele aplicou seus conceitos e métodos às principais preocupações da nossa época, tanto práticas quanto teóricas. 

Skinner defendeu algumas das reformas sugeridas por John B. Watson, e teve influência comparável, no entanto, ele conseguiu ir além de Watson, promovendo debates até hoje palpitantes.

Este trabalho consta de seis partes, à saber: (1) apresenta dados biográficos de Skinner; (2) discorre brevemente sobre o Behaviorismo; (3) faz um levantamento geral da teoria de Skinner; (4) resume os principais tópicos da teoria de Skinner; (5) analisa o legado de Skinner; (6) contrasta as principais idéias de Skinner com conceitos da ética e teologia cristãs, com conseqüentes aplicações para a práxis pastoral.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ajude a construir um blog melhor (Help build a better blog)

Blog maintenance (improvements) please send your suggestion orcomplaint to me.

Estamos fazendo alterações no blog, sua ajuda é fundamental.
Qualquer dificuldade ou problema de acesso envie um e-mail que prontamente resolveremos o problema na pagina.

Hilton Caio
hiltoncaiovieira@gmail.com

O CONCEITO DE CONTINGÊNCIA DE REFORÇAMENTO


                           
 Algumas notas sobre o conceito de  contingência de reforçamento 

Maria Amalia Pie Abib Andery e Tereza Maria de Azevedo Pires Sério

         Iniciamos com uma nota sobre a história do conceito. Com o conceito de contingências de reforçamento parece acontecer o mesmo que já identificamos em outros conceitos que constituem o sistema explicativo proposto por Skinner: O  conceito não aparece de uma hora para outra; ao contrário, é possível reconhecer um longo processo de elaboração do conceito de contingências de reforçamento. Podemos identificar a presença do conceito de contingências de reforçamento em momentos importantes da obra de Skinner; por exemplo, no primeiro livro por ele publicado (The Behavior of Organisms, 1938) e no livro em que analisa a aplicação de seu sistema explicativo ao comportamento humano (Science and Human Behavior, 1953). De qualquer forma, o livro de Skinner  Contingencies of Reinforcement, publicado em 1969,  tem sido considerado como um marco no processo de elaboração do conceito de contingências de reforçamento. É assim que Skinner define, neste livro, contingências de reforçamento:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

What Religion Means to Me (O que a religião significa para mim)


B.  F.  Skinner

I grew up in a moderately religious culture. For many years I went to a Presbyterian Sunday school, where a sympathetic and liberal teacher took six of us boys through lessons supplied by the church, most of them, as I remember it, on the Pentateuch. When I was in high school, a watch I had lost was returned to me in what seemed a miraculous way, and I thought God had spoken to me. I soon lost my faith, however, though I was rather troubled about it for a number of years. In college I attended compulsory morning Chapel, where our professors took turns reading passages from the Bible, especially the Parables. Possibly that explains why, at 82, I lead a kind of religious life.

Contribua, envie a tradução para postagem pois o artigo é muito bom, porém, a tradução eletronica não ficou  legal. hiltoncaiovieira@gmail.com                                                                                                                          

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ANÁLISIS DE CONDUCTA EN ESPAÑOL

LINKS

Fontehttp://www.conducta.org
Blogs

  • Buena Conducta. Blog de Wiliam Montgomery Urday. Una perspectiva de información sobre Análisis del Comportamiento
  • SAVECC Sociedad para el Avance del Estudio Científico del Comportamiento.
  • Le Blog d'EFB; Blog de Esteve Freixa con artículos en francés y español.
  • Página personal de Ruben Ardila
  • Psicología y Ciencia. Blog de Jorge Campo sobre comentarios, reflexiones, ideas, artículos...sobre la psicología, la ciencia, el conocimiento, filosofía, el conductismo, etc.
Enlaces de Psicología


Revistas de Psicología


Librerías


Otros

Libros y capítulos de libros sobre Modificación de Conducta (accesibles desde googlebooks)


Análisis de Conducta en Inglés


    Análisis de conducta en francés
    Enlaces sobre B.F Skinner y su obra
    ·         B.F. Skinner Foundation (Ingles)
    La fundación B.F. Skinner es una institución que tiene como principal objetivo difundir la obra de Skinner. En su página web, solicitándolo a través de su correo electrónico de contacto, podrás tener acceso gratuito a la mayoría de los artículos escritos por este autor. También podrás tener acceso gratuito y directo a su famoso libro “Ciencia y Conducta Humana”, y a través de su tienda electrónica, podrás comprar libros del autor que ya son muy difíciles de conseguir. Por otro lado, la fundación está haciendo un esfuerzo muy importante para establecer contactos en diversos países que se encarguen de revisar la traducción de la obra de Skinner y de ofrecer información sobre la influencia de las ideas de Skinner en el área del análisis de conducta en su país. De este modo, se está haciendo un esfuerzo relevante por difundir la obra de Skinner en el mayor número de idiomas posibles. También podrás encontrar en la página información sobre su vida, imágenes de su trabajo, y un par de videos ilustrativos sobre condicionamiento con palomas, así como un programa computerizado para aprender algunos conceptos básicos sobre condicionamiento.
    Lo que sí es importante destacar es que es una página dedicada a la difusión de las ideas de Skinner, no a su debate o reflexión. Gran sitio para acceder a la obra de Skinner!!
    Artículos y ponencias de interés
    Videos interesantes sobre la aplicación de la Modificación de Conducta
    • Fomentando el uso de las escaleras mecánicas en el metro. Suecia.
    • Venus ProjectEste enlace es compartido por William Montgomery quien comenta que este proyecto "si bien no alude directamente ni a Skinner ni al conductismo radical, presenta varias coincidencias con ellos y de hecho supone una avanzada tecnología de la conducta. Muchos no conocen esta propuesta, de modo que remito al documental respectivo, el cual dura en total algo más de hora y media, pero creánme que su apreciación no es tiempo desperdiciado.
    Páginas de miembros y colaboradores de ConTextos